Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Marketing Digital vs. Tradicional: Qual é a Melhor Escolha para o Seu Negócio?

O marketing tradicional (TV, rádio, outdoors) ainda tem seu espaço, mas o marketing digital (redes sociais, SEO, e-mail) ganha cada vez mais destaque. A escolha entre os dois depende do seu público e dos seus objetivos.

O marketing digital é ideal para quem busca alcance global, custos mais baixos e métricas precisas. Já o tradicional pode ser mais eficaz para audiências locais ou menos conectadas.

Dica: Analise o perfil do seu público e teste diferentes abordagens para descobrir o que funciona melhor para o seu negócio.

Marketing tradicional ou marketing digital, qual o melhor? A resposta para essa pergunta é. Ambos são marketing, pois tem a mesma definição. ‘’O Marketing Pode ser entendido como processo de destacar as necessidades e desejos dos clientes. Criar produtos ou serviço com proposta de valor que vão de encontro com a necessidade dos clientes. Fazendo com que a comunicação seja o elo, entre produtos, cliente e empreendedor.’’ 

Respondendo à pergunta feita na introdução. O que os diferenciam um do outro? são os meios de veiculação. 

Partindo do ponto que o marketing tradicional é aquele que se utiliza de meios de divulgações considerados tradicionais, através dos outdoors, TVs, panfletos, rádio, revistas, jornais impressos, entre outros. Ou seja, meios de divulgação onde o emissor da mensagem publicitária não tinha um retorno instantâneo de que sua mensagem havia sido entregue corretamente ao seu remetente, que no caso é seu público alvo.  

Um dos grandes diferencias do marketing digital é que tudo é muito rápido, e instantâneo. Na mesma velocidade em que se emite uma mensagem publicitária, os emissores daquela mensagem já conseguem ter um panorama se a mensagem foi compreendida pelo público alvo e se não houve nenhum tipo de erro. E caso exista algum erro, o próprio destinatário daquela mensagem (o público alvo) consegue comunicar imediatamente se gostou ou não da mensagem, da forma como foi comunicada e etc. Ou seja, o digital fez com que os destinatários pudessem ter voz mais ativa e de forma quase que imediata, fato que no passado da maneira como eram feitas e divulgadas as mensagens publicitárias não era possível. 

Para pequenos empreendedores o digital possibilitou um alcance antes nunca visto, uma vez que os custos no digital são mais acessíveis. Algo bem diferente de anunciar sua marca na Tv por exemplo, onde os custos sempre foram limitadores para pequenos empreendimentos. 

A forma ‘tradicional’’ do marketing existe e vai continuar existindo, porem aliada ao digital que veio para ficar. Nesse artigo o foco é o marketing enquanto empresa, empreendimentos, pois se falarmos de marketing pessoal, ou marketing de influência. Aí o digital sem sombras de dúvidas é ‘’o melhor’’ para quem busca algum tipo de ‘’promoção social’’. 

E em se tratando de comunicação de marketing, mensagens publicitárias. Para alguns seguimentos a comunicação ‘’tradicional’’ e grande valor. Por exemplo, uma pizzaria, a sua comunicação é local, regional. Ou seja, essa pizzaria deve estar no digital, porem as comunicações tradicionais fazem total sentido para esse seguimento. Por exemplo fazer uma campanha para anunciar um rodizio de pizzas e massas as quintas feiras. É uma campanha para um público local, que pode ser anunciada por meios digitais. Porém, formas tradicionais de se anunciar, como panfletos, outdoors com belas fotos do rodizio, também podem gerar resultados positivos. 

Conclusão: A escolha entre os dois, ou apenas um deles depende do seu público e dos seus objetivos, e o que vai funciona melhor para o seu negócio.

Nil Santos

Tecnólogo em Empreendedorismo e Escritor.

Nil Santos

Tecnólogo em Empreendedorismo e Escritor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2025 Simplificando o Marketing. Todos os direitos reservados.