O marketing é essencial para qualquer negócio que deseja crescer e se destacar no mercado. Mas, afinal, o que é marketing básico? Em poucas palavras, é o conjunto de estratégias e ações que visam atrair, conquistar e fidelizar clientes.
Para começar, é importante entender que o marketing não se resume apenas à publicidade. Ele envolve pesquisa de mercado, análise do público-alvo, definição de metas e muito mais. Se você quer alavancar seu negócio, dominar esses conceitos é o primeiro passo.
Em outras palavras, o marketing busca fazer com que seus clientes lembrem do seu serviço, do seu produto ou da sua marca. É essa lembrança que fará com que seus clientes fidelizem. E essa fidelidade é o que todos os profissionais de marketing buscam. Pois uma vez fidelizados os clientes, a missão da empresa é manter um bom relacionamento com esses clientes. Clientes fidelizados fazem o que chamamos de “propaganda gratuita” de um produto ou serviço que as atendeu bem, ou seja ela indica para para pessoas próximas, amigos familiares e etc.. Essa prática é também conhecida como marketing “boca a boca”
Essa é uma breve introdução ao universo do marketing, que vai muito além desses simples parágrafos. Porem entender os conceitos básicos é fundamental para se chegar aos níveis mais complexos, como por exemplo: as métricas de marketing que é a área onde se observa se todos os esforços obtiveram os resultados esperados ou não. Uma vez conhecendo do básico o empreendedor da poderá decidir se faz ele mesmo o marketing para o seu negócio ou se terceiriza e contrata um profissional ou uma empresa especialista da área.
Dica: Invista em conhecimento sobre as necessidades do seu público e crie estratégias que realmente resolvam seus problemas. Assim, você constrói uma relação de confiança e destaca sua marca no mercado