O mix de marketing, também conhecido como os 4 Ps, é uma ferramenta clássica que ajuda a estruturar suas estratégias. Os 4 Ps são:
- Produto: O que você está vendendo e qual problema ele resolve?
- Preço: Qual é o valor justo para o seu produto ou serviço?
- Praça: Onde seu produto será vendido (lojas físicas, online, etc.)?
- Promoção: Como você vai comunicar e promover sua oferta?
Dominar esses elementos é essencial para criar campanhas que realmente funcionem e tragam resultados consistentes. .
Entendendo os 4 Ps de marketing. Os 4 Ps de marketing são divididos em Produto, Praça, Preço e Promoção. Quando se fala em Produto temos variedade de produtos qualidade, design, características marca embalagem tamanhos serviços garantias e devoluções. Em Praça estão os canais cobertura localização estoque e transporte. Em Preço estão lista de preço descontos concessões de prazo pagamento condições de financiamento. Em Promoção encontram-se propaganda promoção de vendas venda pessoal relações públicas e merchandising. São esses são os conceitos básicos dos 4 Ps de marketing
Produto que pode ser também um serviço, deve identificar o negócio da empresa entender as necessidades e desejos dos consumidores além de saber quem são seus concorrentes e o que eles oferecem isso fará com que o empreendedor tenha mais sucesso ao longo dos anos.
Quando falamos em Praça entendemos que essa é a ferramenta que leva o produto até o consumidor ou seja, pode ser um supermercado que comercializa o seu produto, a prateleira de uma farmácia, uma loja de varejo ou loja virtual. Fato é que o cliente precisa ter facilidade de encontrar o produto e o canal de venda tem esse papel importante.
Preço! Todo empreendedor precisa precificar seus produtos ou serviços, imaginar que o consumidor sempre procura por um preço baixo é um erro que pode levar a empresa ao fracasso, identificar corretamente o público alvo oferecer ao cliente um produto que ele perceba valor agregado fará com que esse consumidor seja leal a marca gerando uma relação duradoura e lucrativa.
Quando se fala em promoção, apalavra nesse contexto dos 4 Ps de marketing não se refere apenas a desconto. Descontos também fazem parte, porém é esse termo está ligado a promover o produto ou serviço de maneira que seja uma estratégia onde o empreendedor faz com que produto seja desejado pelos clientes num determinado momento, durante um período.
Os 4 Ps de marketing. São ferramentas de análise, onde cada um dos elementos tem variáveis que ajudam o empreendedor a compreender qual a melhor estratégia para seu produto, serviço, e ou momento da sua empresa, do seu negócio.