A pesquisa de mercado é a base de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. Ela ajuda a entender o que seu público realmente quer e como sua marca pode atender a essas expectativas.
Existem várias formas de fazer pesquisa de mercado:
- Entrevistas com clientes.
- Análise de concorrentes.
- Pesquisas online com ferramentas como Google Forms entre outros.
Sabe, quando você faz uma compra em um site ou um marketplace e logo depois que o produto chega ou o serviço é concluído aparece a opção para você responder com estrelas sobre sua avaliação do produto, serviço e o atendimento?
Talvez você não tenha percebido, mas esta é uma forma de pesquisa de satisfação ou não do cliente com aquele produto e ou com aquele atendimento. Que por sua vez é também uma pesquisa de marketing.
Vamos entender melhor como funciona as pesquisas de mercado? Pesquisa de mercado ou pesquisa de marketing é um processo que consiste na execução de um plano de pesquisa elaborado previamente, que tem como objetivo levantar dados que auxiliem a resolver um problema ou atingir um objetivo relacionado ao marketing de produtos ou de serviços. A pesquisa de marketing é um estudo formal sobre uma situação específica. Onde a dinâmica, consiste na elaboração de um método de coleta e análise de dados que tem por finalidade conhecer variáveis que atuam nessa situação específica. A pesquisa de marketing pode ser utilizada para descobrir novos nichos de mercado, para levantar motivos de satisfação ou insatisfação dos clientes, tendências de consumo, entre outras inúmeras possibilidades. Pesquisas de marketing são um tanto quanto complexas, mas fique tranquilo que vamos simplificar para seu entendimento dos conceitos básicos. Uma das maneiras para se facilitar o entendimento e a compreensão das pesquisas de marketing é seguir um caminho que consiste em algumas etapas. Essas etapas contêm cinco fases distintas;
I – Identificação do problema de pesquisa.
II – Proposição dos objetivos.
II – Elaboração do plano de trabalho.
IV -Execução do procedimento de coleta de dados.
V- Apresentação dos resultados.
Todos esses tópicos listados acima. Não são tão simples de se compreender num primeiro momento, então falaremos deles em uma outra oportunidade especificado cada um deles.
O objetivo desse artigo é trazer simplicidade, o básico. E para um bom entendimento básico sobre como os gestores/empreendedores fazem e podem fazer para medir e observar a satisfação do cliente, o melhor exemplo é o que foi citado no começo desse artigo sobre as avaliações que nós fazemos nos sites e nos marketplaces sobre os produtos que compramos, e como fomos atendidos, principalmente se houver algum tipo de problema com a entrega ou o produto em si. Todas as avaliações ali depositadas tornam se uma fonte de pesquisa para outras pessoas, que podem realizar a compra ou não com base nas experiencias de outros consumidores. Vendedores que tem boas recomendações, tendem a continuar vendendo. Por outro lado, produtos que não entregam a qualidade que prometem e vendedores que não cumprem os prazos de entrega tendem a ter problemas e fazer vendas futuras. Por isso, é de suma importância que o empreendedor esteja sempre atento às avaliações, e aos comentários dos clientes. Pois com marketing de influência muitas personalidades das redes sociais compram produtos/serviços e indicam, para seus seguidores. Assim como também não recomendam alguns produtos/serviços que compraram não tiveram uma boa experiência. E uma vez o empreendedor de posse dessas questões, ele pode ajustar seu produto/serviço, seu atendimento para melhor atender seus clientes. Se relacionar bem com os mesmos e angariar novos.
Invista tempo nessa etapa e use os insights para guiar suas decisões.