Identificar seu público-alvo é um dos passos mais importantes do marketing. Afinal, sem saber para quem você está falando, fica difícil criar mensagens que realmente engajem.
Para definir seu público, responda:
- Quem são eles (idade, gênero, localização)?
- Quais são seus interesses e necessidades?
- Onde eles consomem informação (redes sociais, blogs, TV)?
Com essas respostas, você pode criar campanhas mais direcionadas e eficientes.
A identificação do público alvo por parte do empreendedor, está diretamente ligada ao produto ou serviço que se quer vender. Ou seja, o empreendedor necessita fazer uma boa pesquisa de mercado (temos artigo falando sobre a pesquisa de mercado aqui no blog)
Através da pesquisa de mercado, ele consegue identificar informações do seu público alvo, e quanto mais ele souber do seu público, mais provável que ele consiga entregar um melhor produto, um serviço que vá de encontro às necessidades desse público.
Como conhecer o público alvo? É primordial para o sucesso de qualquer campanha conhecer muito bem o público com o qual queremos comunicar. Seja uma campanha privada, social, comunitária ou ainda sem fins lucrativos. Só através desse conhecimento sobre o seu público alvo é que se pode-se traçar estratégias de marketing e oferecer aos clientes o que eles precisam, nas condições que eles preferem. E assim a comunicação se torna mais eficiente. O processo de comunicação torna se mais assertivo, quando se conhecem os clientes, permitindo a concentração e pulverização das ações de acordo com as suas mídias preferidas.
Definir o perfil do consumidor está atribuído a pesquisas que tem como objetivo identificar descrever características semelhantes de um determinado grupo ou sub grupo de cliente ou possíveis clientes.
Em outras palavras, trata-se de encontrar grupos de pessoas que tenham características de consumo em comum. Através de pesquisas de comportamento do consumidor, é possível identificar características comuns em grupos de consumidores que podem apontar distinções entre grupos em relação ao mercado como um todo, gerando o que chamamos de segmentação de mercado. São estudos como esses que podem gerar a descoberta de nichos de mercado ainda inexplorados ou explorados de maneira inadequada ou deficiente.
Fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos influenciam diretamente nas decisões de compra do consumidor.
Fatores culturais dizem respeito ao estilo de cultura do qual o consumidor é adepto. A classe social, por exemplo. Já fatores sociais estão ligados ao pertencimento e a participação daquele cidadão em determinados grupos em redes sociais e aos preceitos e a tradição da família, e também ao status e papéis que ele desempenha. Os fatores pessoais são aqueles que tratam. Da idade e do ciclo de vida do cliente. Como seu estilo de vida, a sua situação financeira e a sua personalidade. Já os fatores psicológicos remetem a motivação e a percepção e aprendizagem e as crenças inerentes ao cliente.
As características dos consumidores podem ser categorizadas, como demográficas ou psicográficas. Você sabe dizer a diferença entre elas?
As características demográficas dizem respeito a descrição de variáveis como gênero, renda familiar, idade, estado civil, escolaridade, classe social dos clientes. Ou seja, aqui se identifica quem compra os produtos. O estudo demográfico de uma população é muito extenso e vai muito além do marketing. Engloba inúmeros outros fatores
Já as características psicográficas versam sobre variáveis como a personalidade, as intenções, motivações, atitudes e valores que influenciam o comportamento de compra desses clientes. Aqui, o objetivo é descobrir o que levam os indivíduos a decidir pela compra ou não desse ou daquele produto. Aqui no estudo psicográfico. O objetivo em marketing é complementar as informações obtidas através do estudo demográfico. As características psicográficas ajudam a entender o porquê o consumidor decide comprar um produto ou um serviço em detrimento de outro. Os valores humanos dos consumidores e os estilos de vidas que eles adotam
Características psicográficas e demográficas são estudos complexos. Que exigem muitas horas de estudo para o seu melhor entendimento. Aqui o nosso objetivo é trabalhar o marketing da forma mais simples para o seu entendimento. Então vamos adentrar nesses termos, de maneira bem superficial nesse momento. Apenas para termos um panorama, para que seja possível compreender os fatores que levam as pessoas a adquirir um produto ou serviço, ou não comprar, não adquirir aquele produto ou serviço. Existem inúmeras variáveis. Que acontecem para que uma decisão de compra, seja tomada ou não.
Por isso, antes de partirmos para essas áreas mais complexas, devemos compreender a base. E nesse artigo foi possível observar que quanto mais o empreendedor entender seu consumidor. Maiores são as suas chances de suprir as necessidades do mesmo. Uma vez que as gerações mudam, novas tendências, costumes, e hábitos também mudam. Adaptar-se é necessário. Para que os empreendimentos, produtos, os serviços possam ter mais assertividade para com as pessoas. Dedique bastante tempo no estudo do seu cliente para saber de fato quais são suas vontades, seus desejos.